quinta-feira, 12 de julho de 2007

Kazuhito Yamashita


Considerado como um dos maiores violonistas da atualidade, Kazuhito Yamashita nasceu em Nagasaki em 1961 e foi menino-prodígio, tendo como único professor seu pai. De formação bem pouco ortodoxa, criou desde cedo o hábito de fazer arranjos para violão de todo tipo de música que lhe chamasse a atenção, de um simples tema de televisão até uma obra sinfônica criando, deste modo, um enorme arsenal de novos efeitos e possibilidades técnicas.
Em 1977, aos 16 anos, ganhou três concursos internacionais: O Ramirez em Santiago de Compostela, o Allessandria na Itália e o concurso de Radio France em Paris, tendo sido o primeiro prêmio mais jovem na história deste concurso. Em 1979 fez a sua estréia Européia em Paris, onde foi considerado a maior revelação do instrumento.
Em 1981 lançou seu primeiro disco, que marcou época: sua própria transcrição para violão solo dos Quadros de uma Exposição de Mussorgski, baseada na versão orquestral de Ravel. Nos anos seguintes, Yamashita realizou arranjos para violão do Pássaro de Fogo de Stravinsky, da Sinfonia Novo Mundo de Dvorak e do concerto para violino de Beethoven. Em duo com sua irmã Naoko, gravou a Scheherazade de Rimski-Korsakov também com arranjo seu. Já tinha, aos 43 anos, de mais de 60 CDs, cobrindo uma vasta parcela do repertório tradicional, incluindo, por exemplo, a obra completa para violino, cello e alaúde de Bach e a obra completa de Sor, esta em mais de 10 CDs.
Uma das técnicas mais impressionantes de que faz uso Yamashita é o dedillo, ou seja, tocar com o vai e vem de somente um dedo (da mão direita), tocando a corda alternadamente com a o lado de cima e de baixo da unha, mas com qualquer dedo, inclusive o mindinho, e quando se faz necessário, tocando acordes ao mesmo tempo.
Confira um vídeo de Quadros de uma Exposição em :
http://www.youtube.com/results?search_type=search_videos&search_query=yamashita%20guitar%20%20Mussorgsky&search_sort=relevance&search_category=0&page=2

Para uma discografia detalhada de Yamashita visite o link http://www.ne.jp/asahi/yamashita/kazuhito/disk_e.htm