domingo, 14 de outubro de 2007

Notação básica para violão

Parte II

Pestana

A indicação da pestana é um outro aspecto que gera confusão, já que existem várias formas de designá-la. A mais comum indicação da pestana é a utilização da letra “C”, do espanhol ceja e que em italiano, deriva de capotasto. A letra “B” também é muito usada em edições francesas já que deriva da palavra francesa barre.

O local (casa) em que a pestana é aplicada é usualmente denotado por algarismos romanos (I, II,V, X, etc) , embora veremos casos em que os números arábicos (1,2,5,10, etc ) são usados. O mais sensato neste caso é fazer uso dos números romanos, já que os arábicos são usados para todo o resto. Em algumas edições aparecem apenas os algarismos romanos para indicar a pestana. Não é aconselhável este uso, uma vez que a indicação da posição é feita através de números romanos, gerando dubiedade na interpretação do sinal.

O exemplo a seguir mostra uma passagem em que os números em algarismos romanos indicam a posição em que será executado o trecho musical, assumindo que cada nota será tocada dentro da posição indicada. O uso de uma linha horizontal designa até quando será mantida aquela posição.




Alguns exemplos das várias formas de indicação de pestana:















Meia Pestana

A pestana nem sempre é usada para abarcar as 6 cordas do violão. Pode ser também parcial. Neste caso há vários sinais para designá-la:

entre outros, seguidos do número romano (às vezes arábico) que indicará em qual local se fará a meia pestana. Um método muito pouco usado é a indicação do exato número de cordas que será compreendido pela meia pestana. Utilizam-se para tal de frações:

Um método muito pouco usado é a indicação do exato número de cordas que será compreendido pela meia pestana. Utilizam-se para tal de frações:

1/3C – um terço das 6 cordas será atingida
½C - metade das 6 cordas será atingida
2/3C – dois terços das 6 cordas será atingida
5/6C – cinco sextos das 6 cordas será atingida
indicando assim, a cobertura da meia pestana para 2,3,4 e 5 cordas, respectivamente.






















Além de confuso e desnecessário, este método não é adequado para os casos em que a meia pestana cobre somente as cordas mais graves, não atingindo as agudas. Para tornar mais claro, pode-se fazer uso de uma linha vertical com um pequeno ângulo reto para indicar o grupo de notas atingida pela meia pestana. Pode ser usado com um pequeno “c”, sinalizando desta maneira que a pestana não é inteira.








Um pequeno colchete ( [ ) pode ser usado para as cordas mais graves.

Nenhum comentário: