domingo, 8 de abril de 2007

O examinador de partituras

Careca à Yull Bryner, cara bem escanhoada, altura mediana, limpo e muito bem vestido. Fal, professor da Escola de Música da UFRJ e do extinto Conservatório de Canto Orfeônico.Almofadinha.

O professor Fal foi convidado pela municipalidade para dar um Curso de Mestre da Banda. A divulgação não foi grande coisa, mas assim mesmo, o curso teve ótima aceitação no meio profissional. Fal era conhecido como o professor que tratava a música como ciência exata. O uso constante da tábua de logaritmos para se encontrar tal ou qual freqüência do som ou de seu harmônico era uma chatice.

Ainda bem que tínhamos compensações: ouvir os trabalhos de orquestração examinados por Assis Republicano e as histórias que o próprio Fal nos contava:

- O Villa, de quando em quando pedia para que eu desse uma examinada (?) em certas partituras suas. Um dia, ele me entregou uma, dizendo: Fal, examina isso aí...(?).

Levei pra casa o original, para no fim de semana estudar(?).Tempos depois, observei que a harpa, em determinado trecho, tinha um acorde completamente diferente do da orquestra. Ligo para o Villa:

- Alô, o Maestro Villa-Lobos?
- Quem deseja falar?
- Fal.
- Um momentinho, por favor.

Alguns segundos depois...

- Alô, Fal! Aqui é o Villa!
- Oh, Villa, estava vendo a partitura que você me deu para examinar (?) e lá, mais ou menos no meio, a orquestra está com um acorde e a harpa com outro. Será que é isso mesmo que você quer?

- Ô Fal, não é no tutti?
- É.
- Não está toda a orquestra tocando em fortíssimo?
- Está.
- E então Fal... Quem é que vai ouvir a harpa, meu filho !...

Extraído do livro Divertimento para Orquestra de Nelson de Macêdo,Ed. Europa - 1989

2 comentários:

Alex Moraes disse...

Estou gostando das variações encontradas aqui. Bom humor de vez em quando refresca o aprendizado. Como vc vê estou por aqui tambem. Grande abraço.
Alex Moraes

Unknown disse...

discreto, clean, fashion, muito bom o blog e para mim, bastante instrutivo, um abraço,
Evelyn