terça-feira, 10 de abril de 2007

Temporada 2007

Destaques da temporada musical carioca em 2007:

Orquestra Petrobrás Sinfônica (OPS)

- Abril: Festival Villa-Lobos (“Choros No. 10” e “A Floresta do Amazonas”). Isaac Karabtchevsky (reg.).
-
Julho: “Réquiem Polonês”, de Krzystof Penderecki (regido pelo próprio compositor).

- Setembro: Karabtchevsky rege a “Sinfonia No. 6”, de Mahler.

- Outubro: com regência de Daisuke Soga, obras de Saint-Säens e Bartók, com solos do violinista David Garret.

Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)

- Abril: Roberto Minczuk rege obras de Strauss, Wagner, Siqueira e Carrilho, com solos do violonista Yamandú Costa.

- Maio: Kurt Masur rege obras de Wagner, Schuber e Dvorák.

- Julho: A soprano Eliane Coelho canta Strauss, Wagner e Duparc, com a OSB regida por Ronald Zollman.

- Setembro: concerto comemorativo aos 50 anos do violoncelista brasileiro Antonio Meneses, que solará os concertos de Dvorák e Krieger, sob a regência de Roberto Minczuk.

2 comentários:

Anônimo disse...

Para colocar na AGENDA:
Theatro Municipal do Rio de Janeiro na Ópera - As Bodas de Fígaro
Datas: 27 e 29 de abril, 02, 04, 06 e 09 de maio de 2007
Horários: de quarta a sexta-feira, às 20h; domingo, às 17h (exceto no dia 6, quando haverá também espetáculo às 11h, a R$ 1,00)
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Marechal Floriano, s/n°
Circular Brasil 2007

Anônimo disse...

Para umas boas férias ... nada como: Música em Cena
1º Encontro Internacional de Música de Cinema



Entre 5 e 13 de maio o Rio de Janeiro vai sediar o Música em Cena - 1º Encontro Internacional de Música de Cinema. Além de palestras e workshops na PUC-Rio, o evento - uma realização da Cinnamon Comunicação e da SM Comunicação Full Brain - contará com uma programação musical de peso. Patrocinado pela Caixa Econômica Federal e Petrobrás, e apoiado pela Secretaria Municipal das Culturas, Rede Telecine, Rádio Paradiso, ClearChannel, Revista Bravo, O Globo e Hotéis Marina, o projeto será aberto por Ennio Morricone acompanhado da Orquestra Petrobrás Sinfônica, dia 5 de
maio, no Teatro Municipal. O evento, aprovado para captação pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, terá edições anuais.

O Canecão Petrobrás será palco de dois shows: dia 10 de maio, Lisbeth Scott, Wagner Tiso e convidados (Tony Garrido e Elba Ramalho já confirmaram), e dia 11 de maio, Gustavo Santaolalla com participação especial de Marisa Monte cantando duas músicas, além da Bajofondo Tango Club.

O encerramento do Música em Cena será dia 13 de maio, no Teatro Municipal. A noite será dedicada ao concerto Música do Cinema Brasileiro, que será executado pela Orquestra Petrobras Sinfônica e conta com a direção musical do Maestro Júlio Medaglia, que também fará a regência. Desenvolvido especialmente para o evento por vários orquestradores brasileiros, o repertório terá composições que vão desde Ganga Bruta (Radamés Gnatalli, 1933) até Olga (Marcus Vianna, 2004).

Entre os dias 9 e 12 de maio, a PUC-Rio vai sediar os encontros de profissionais do setor como André Abujamra, Antonio Pinto, Cacá Diegues, David Tygel, José Wilker, Marcus Viana, entre outros. Gustavo Santaolalla vai conversar com o público no sábado, 12. Todas as palestras serão gratuitas e seguidas da exibição de um filme. No dia 14, o artista argentino
ministra palestra na PUC de São Paulo, ao lado de Rubens Ewald Filho.

A proposta do evento, idealizado pela Cinnamon Comunicação e SM Comunicação Full Brain, é promover a importância da música no universo da produção cinematográfica. A extensa programação conta com concertos sinfônicos acompanhados de vídeo projeção, apresentação de shows e palestras com consagrados compositores, escritores, professores e críticos de cinema nacionais e internacionais. O objetivo é disseminar um assunto pouco discutido no âmbito das produções cinematográficas e audiovisuais como um todo, levando a cultura da música de cinema para o público geral.

Do ponto de vista dos realizadores, a música é um poderoso elemento que pode contribuir sensivelmente com a narrativa de um filme, criando ou acentuando emoções e até atribuindo significado às cenas. Desta forma, através de uma programação de palestras com os mais renomados profissionais nacionais e internacionais no segmento, desenvolvidos em parceria com a PUC-Rio, o Música Em Cena tem como objetivo colocar a discussão da música do filme em primeiro plano, sob variados aspectos. Segue abaixo a programação do evento.

Público pode comprar ingressos já para os concertos de Ennio Morricone e da Música do Cinema Brasileiro. Entradas para os shows de Santaolalla, Wagner Tiso e Lisbeth Scott também estarão à venda.

Fonte: Lucinda Barradas